FÉ, GRAÇA E RESISTÊNCIA

Parafraseando o pastor Ed René Kivitz (na capa do seu livro - Outra Espiritualidade), faço das palavras dele, as minhas:

Outro em relação a qual? Que 'Cristianismo' estou abandonando para que em seu lugar apareça "outro"? É simples: estou abandonando o 'Cristianismo' do senso comum evangélico e saindo em busca Cristianismo do senso comum da tradição cristã.

Apresso-me em explicar. Considero 'senso comum' uma forma simples de me referir ao fato de que, apesar da enorme diversidade a respeito das características que identificam o ser evangélico, há um núcleo que resume como este segmento religioso da sociedade articula sua crença a seu modus vivendi.

Ao escolher o senso comum, admito que o 'outro Cristianismo' que busco não é uma novidade, mas um resgate dos aspectos essenciais à fé cristã conforme se estabeleceram nestes mais de dois mil anos de história. Outro Cristianismo, outra igreja, outro céu e outra fé!

domingo, 6 de janeiro de 2008

A ficção que é realidade ou a realidade que é ficção?

Anos atrás, Chico Anysio fazia em seu programa humorístico um quadro e um personagem que cutucava os evangélicos: Tim Tones. O nome era uma corruptela de um tal de Jim Jones, um desses líderes malucos norte-americanos que dizendo-se mensageiro divino convenceu uma centena de seguidores a cometer suicídio coletivo. Mas a imagem não era de nenhum Jim Jones. Era uma descarada e provocativa sátira dos pastores televisivos norte-americanos que na época comandavam os programas evangélicos na TV. Tim Tones era um pastor que comandava seu programa de TV, de terno branco, a mesma cor da roupa de sua esposa Jennifer (algo assim) e seus 5 filhos, todos com nomes americanos. Pedia ofertas, aprontava das suas, prometia curas, etc.


Bem... Qualquer semelhança com a nossa realidade não é mera coincidência!


5 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

Anônimo disse...

A bíblia não precisa ser provada. A fé não precisa ser provada. Deus não precisa ser provado, mas assistindo esse vídeo e comparando com os dias depois dele, não dá para não dizer: Jeremias 5 tinha razão "e o povo gosta".

Concluo que denunciar não adianta se os que recebem a denuncia também são fraudadores da verdade e preferem alimentar-se de bolotas, mesmo sabendo que são bolotas.

Daí a loucura da graça que tranforma os esfoemados de bolotas em filhos amados do pai.

Que muitos sejam alcançados pela revelação, já que nem Jeremias nem Chico Anísio conseguiram frear o chiqueiro dos pródigos.

Luciano

vitorferolla disse...

Já li esse livro: "A volta do filho pródigo" muito benção!

Bem sensível e instrutivo.


Abração
fica na GRAÇA!

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de dizer que faz algum tempo que leio alguns posts seus, acho muito interessante porque faz o meu estilo. Há pouco tempo criei um blog sobre Deus e gostaria de ter uma parceria com vocês, algo como uma troca de links ou algo do tipo, também peço a permissão para colocar alguns posts seus no meu blog, é claro com os devidos créditos e deixo vocês à vontade para pôr posts do meu blog no de vocês!

Fico na espera e aguardo dessa resposta, ficaria feliz se a parceria fosse atada! Grande abraço e continuem nesse mesmo foco e objetivo em prol do Reino!

www.odeuscontemporaneo.blogspot.com

Anônimo disse...

Se você está a fim de ler sobre fé, polêmicas, a vida, sentimentos, mundo jovem, música, etc. Te convido a visitar o Blog Paradoxo Jovem! Visite e faça parte dessa juventude que está se unindo para tentar mudar um pouco a sociedade, vamos fazer a diferença, apesar de nossas fraquezas! Abração

www.paradoxojovem.blogspot.com